Webmail SGTI
São José Freinademetz

São José Freinademetz

São José Freinademetz nasceu em 4 de abril de 1852, em Oies Badia, no Tirol do Sul. O território hoje pertence à Itália, mas, naquele tempo, era parte da Áustria. Filho de uma família de agricultores aprendeu de seus pais o amor a Deus e uma fé profunda. Sentindo o chamado ao sacerdócio, ingressou no Seminário Diocesano de Brixen (Bressanone), foi ordenado padre no dia 25 de julho de 1875 e logo enviado como vigário paroquial de São Martinho, não muito distante de sua terra natal.

Já durante os tempos de seminário, o amor pelas missões encontrara um lugar em seu coração. O tempo só fez crescer esse sentimento e, em 1878, ingressou na casa missionária fundada por Santo Arnaldo Janssen, de onde foi enviado para a China no ano seguinte. A partida de sua terra querida não foi fácil, mas José Freinademetz se pôs a caminho, disposto a consumir toda a sua vida pela atividade missionária

De fato, nisto se pode resumir sua vida: uma entrega total ao anúncio do Evangelho, expressa nas palavras que escreveu em seu diário: "Com isso, caro José, a sentença está dada: rezar, trabalhar, sofrer, resistir. Toda a sua vida pelos seus queridos chineses". É impressionante a transformação que ocorreu com ele durante o seu tempo na China. Chegou ao país cheio de preconceitos contra a cultura chinesa e, depois de alguns anos, passou a amá-la tão profundamente a ponto de afirmar: "Amo a China e os chineses. No céu, quero continuar sendo chinês".

José Freinademetz (ou Fu Shenfu- "Padre Feliz", como era chamado) trabalhou incansavelmente pelo desenvolvimento da missão. Atuou como missionário itinerante, pró-vigário, administrador da missão, superior provincial e visitador da Congregação. Em muitas ocasiões, sua vida esteve em risco. Sofreu violência por parte dos que se opunham à ação dos missionários e arriscou-se a ser contaminado para cuidar dos doentes durante uma epidemia de tifo. Preocupou-se muito com a formação dos catequistas, que coordenavam muitas das comunidades.

Morreu no dia 1º de janeiro de 1908, vítima de tifo. Foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 1975 e canonizado em 2003 pelo Papa João Paulo II.

NOTÍCIAS SVD Esdeva

SVD ESDEVA

Rua: Timbiras, 519 - Funcionários,
Belo Horizonte/MG | CEP: 30140-060

ver no google maps
AM4