Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA» Província » Casas de Formação

Casas de Formação

Institucional

Formação

Aquele que se sente chamado por Deus à vida religioso-missionária na Congregação do Verbo Divino passa por um longo período de preparação. Em nossa província, isso ocorre em três etapas:

 

Pastoral Vocacional

Com a ajuda de um confrade verbita e de uma equipe que o auxilia, os candidatos à vida missionária, antes de ingressarem-se em uma de nossas casas de formação, são acompanhados no processo de discernimento da vontade de Deus em suas vidas.

 

Comunidade Dom Hélder Câmara - Propedêutico

Uma vez que a decisão de ingressar na Congregação é tomada, o candidato se torna aspirante e passa a integrar nossa comunidade do aspirantado, também chamada propedêutico. Nosso aspirantado encontra-se em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante um ano, os estudantes verbitas são introduzidos à vida religiosa na Congregação do Verbo Divino, entrando em contato com a espiritualidade verbita e com nosso estilo de vida e discernindo melhor sua vocação.

Núcleo Vocacional Verbo Divino - Filosofia

Terminado o aspirantado, os candidatos à vida religiosa na Congregação do Verbo Divino são encaminhados à comunidade do postulantado, em Juiz de Fora-MG. Essa etapa dura três anos, durante os quais o candidato aprofunda o chamado recebido por Deus, cursa Filosofia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e se prepara para o noviciado.


Noviciado e juniorato

As seguintes etapas da formação verbita são oferecidas em conjunto com as outras províncias brasileiras da SVD, no estado de São Paulo. Durante o noviciado, o candidato se prepara para professar os votos temporários de pobreza, obediência e castidade, após os quais se torna membro da Congregação e ingressa no juniorado. Durante essa última etapa, o candidato vivencia os votos, preparando-se para os votos perpétuos. Durante este tempo, cursa teologia, preparando-se para a ordenação presbiteral, caso se sinta chamado para o ministério sacerdotal, ou recebe formação para uma profissão específica, caso se sinta chamado à vocação de irmão. É durante esse período que o candidato realiza sua primeira experiência missionária fora do Brasil.