Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA»NotíciasCampanha da Fraternidade 2020

Detalhe da Notícia

22/01/2020

Campanha da Fraternidade 2020

Foi lançada a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema “Fraternidade e vida: Dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.  O principal objetivo é despertar para o sentido da vida como dom e compromisso, recriando relações fecundas na família, na comunidade e na sociedade, à luz da palavra de Deus.

Outros objetivos específicos da campanha para este ano são:
- Apresentar o sentido da vida proposta por Jesus nos Evangelhos;

- Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;

- Preparar os cristãos e as comunidades para anunciarem a vida plena, a vida do Reino;

- Criar espaços nas comunidades para que todos se sintam parte da vida recebida no batismo e o dom do espírito Santo na Crisma;

- Despertar os jovens para o dom e beleza da vida;

- Propor a ética como fundamento das relações sociais

- Suscitar cristãos católicos comprometidos como testemunho concreto da fé;

 

O cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020 remete à figura de Irmã Dulce, canonizada com o título de Santa Dulce dos Pobres. E apresenta também, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital Baiana.

 

O que é a Campanha da Fraternidade?

 

No ano de 1961, três padres responsáveis pela Caritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte. No ano seguinte, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a campanha e embora não tenham obtido êxito financeiro, essa ação foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja no País.

Desde então, a conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza anualmente, durante o período da Quaresma, a Campanha da Fraternidade. Um dos principais objetivos da campanha é despertar a solidariedade dos seus fiéis e de toda a sociedade a respeito de um problema concreto que envolve a todos, e buscar assim uma solução. A cada ano é escolhido um novo tema que definirá a realidade concreta a ser transformada, além de um lema que ajuda a exemplificar o caminho a ser tomado. Esse gesto é expressado através da coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos e tendo âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas.