Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA»NotíciasComissão prepara seminário sobre iniciação à vida cristã

Detalhe da Notícia

14/10/2014

Comissão prepara seminário sobre iniciação à vida cristã

Equipes de animação bíblico-catequética dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), equipe executiva da Catequese junto às Pessoas com Deficiência e o Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (Grebicat) participarão do Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, que ocorrerá de 6 a 9 de novembro, em São Caetano do Sul-SP. A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB é a organizadora do encontro, que tem como lema “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (Atos 4,20).

Os grupos conhecerão experiências concretas de iniciação à vida cristã, como a realidade de Abaetetuba-PA, onde o trabalho é realizado com as comunidades ribeirinhas, e a atuação do regional Sul 1 da CNBB, que promove a catequese para as pessoa com deficiência. Com base nessas iniciativas, haverá a reflexão sobre a prática catequética, com objetivo de motivar novos processos. O Seminário Nacional sobre Iniciação à Vida Cristã está previsto no 21º Plano Quadrienal (2012–2015) das lideranças de catequese ligadas à Comissão.

Livro

Durante o evento, será lançado o livro “Itinerário catequético: iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal”, distribuído pelas Edições CNBB. A publicação apresenta orientações para a Pastoral Bíblico-Catequética, a fim de concretizar, nas diversas realidades do Brasil, a verdadeira iniciação à vida cristã. “Recuperando a mística que vem da experiência catecumenal da Igreja primitiva, tornando-a inspiração para desencadear um verdadeiro processo de educação da fé nos tempos de mudança de época”, sugere o texto. Mesmo com o lançamento marcado para novembro, o livro já está disponível nas Edições CNBB. Outras informações em www.edicoescnbb.com.br.


Fonte: Assessoria de Comunicação CNBB - Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques - Imagem: divulgação