Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA»NotíciasEncontro de Espiritualidade dos Educadores Verbitas – Província Brasil-Norte “Enraizados na Palavra: Comprometidos com a Missão”

Detalhe da Notícia

25/06/2019

Encontro de Espiritualidade dos Educadores Verbitas – Província Brasil-Norte “Enraizados na Palavra: Comprometidos com a Missão”

Nos dias 20/06 a 22/06/2019, a Província Brasil-Norte promoveu o Encontro de Espiritualidade dos Educadores Verbitas dos colégios e das faculdades.  Participaram, neste encontro, 112 colaboradores das unidades Faculdade Arnaldo, Colégio Arnaldo – Unidade Funcionários e Anchieta (Belo Horizonte – MG); Colégio Cristo Redentor e CES (Centro de Ensino Superior) – (Juiz de Fora - MG); Colégio Verbo Divino (Barra Mansa – RJ); Esdeva (mantenedora).  Padre Carlos Viera Lima, provincial que conduziu o encontro espiritual baseado no Documento do XVIII Capítulo Geral SVD.

O retiro foi realizado em Borda do Campo - MG, antigo seminário da Congregação do Verbo Divino. O tema do encontro foi “Enraizados na Palavra: Comprometidos com a Missão”. O encontro de espiritualidade dos educadores verbitas ocorre neste local a cada dois anos no feriado de Corpus Christi. O último encontro foi realizado nos dias 15/06 a 17/06/2017, como o tema “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37-38).

O objetivo do encontro espiritual é conhecer e aprofundar a espiritualidade e o carisma da Congregação do Verbo Divino. Durante o encontro o Padre Carlos trabalhou com o documento do XVIII CG, destacando a espiritualidade e a missão da Congregação; a Palavra de Deus e sua presença na história humana e na Congregação do Divino e o compromisso com a missão de Jesus. Ressaltou que Santo Arnaldo Janssen se enraizou na Palavra de Deus e se comprometeu com a missão.

Durante o encontro, os participantes realizaram as apresentações do compromisso assumido em 2017, vivenciaram a experiência individual e coletiva da Palavra de Deus, celebraram  juntos a Eucaristia. Houve um momento da noite cultural, durante qual os confrades verbitas que acompanham as unidades de ensino apresentaram o contexto familiar, cultural e vocacional de suas vidas. Por fim, como símbolo do encontro plantou-se uma muda da árvore de pau-brasil significando o nosso enraizamento na Palavra de Deus. Cada escola presente assumiu um compromisso pastoral para os próximos 02 (dois) anos. Padre Carlos ressaltou que a missão não é somente da equipe de pastoral das Unidades de Ensino, mas de toda comunidade escolar.