Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA»NotíciasFaleceu o verbita Pe. Ernani Valeriano

Detalhe da Notícia

21/08/2015

Faleceu o verbita Pe. Ernani Valeriano

Na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto, faleceu o verbita padre Ernani da Costa Valeriano. Ele tinha 37 anos e estava internado no Hospital Lifecenter, em Belo Horizonte-MG, devido a problemas respiratórios.

O velório começa na tarde desta sexta-feira, na Capela do Colégio Arnaldo, na Rua Ceará, esquina com Avenida Carandaí, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte-MG. A missa de exéquias será neste sábado, às 9h. O sepultamento está marcado para 11h, no Cemitério do Bonfim.

Pregador famoso

O religioso nasceu em 11 de fevereiro de 1978, em Belo Horizonte. Ingressou no propedêutico verbita em 1999, na cidade de Barbacena-MG. De 2000 a 2002, residiu na Comunidade de Filosofia Dom Hélder Câmara, em Contagem-MG, e estudou Filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), na capital mineira.

Professou os primeiros votos como missionário do Verbo Divino no dia 6 de janeiro de 2004. No mesmo ano de 2004 iniciou seus estudos de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp). No final de 2005, foi transferido para a Província de Chicago, nos Estados Unidos, onde realizou sua experiência de missão transcultural (PFT) na ilha de Antígua. Retornou ao Brasil em 2008 e concluiu seus estudos de Teologia. Professou os votos perpétuos em 2009 e recebeu a ordenação diaconal no mesmo ano. No dia 23 de janeiro de 2010, foi ordenado presbítero, na Paróquia Verbo Divino, em Contagem-MG.

Como missionário, voltou à Província de Chicago, trabalhando com comunidades negras e latinas. Também se dedicou às jornadas de avivamento espiritual, onde se tornou conhecido como grande pregador.

Voltou ao Brasil em 2014, residindo em Belo Horizonte, sua cidade natal. Desde esse momento, manteve-se em tratamento de saúde e, mesmo contra as orientações médicas, não abria mão de seus compromissos como pregador e assessor nos encontros de avivamento da Renovação Carismática Católica (RCC).

Sua última pregação foi em um evento da RCC, nos dias 25 e 26 de julho, em Campos do Jordão-SP. Padre Ernani era aguardado para a Conferência de Avivamento e Redenção, marcada para setembro, em Contagem-MG.




Com informações da Casa Provincial BRN. Edição para SVD-Esdeva: Alessandro Faleiro Marques - Foto: Província BRN.