Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA»NotíciasMantenedora Verbita trabalha dimensões da BNCC junto aos seus colaboradores

Detalhe da Notícia

28/02/2020

Mantenedora Verbita trabalha dimensões da BNCC junto aos seus colaboradores

Estamos, há algum tempo, manifestando nossa preocupação em preparar as novas gerações para os desafios do século XXI. No entanto, convivemos diariamente com desafios bem atuais e cotidianos nas instituições formais de educação e no interior de cada estrutura familiar. O que discutíamos e relacionávamos aos desafios futuros já estão aqui bem próximos de cada um de nós, nos desafia e, por vezes, nos coloca de frente às reais dificuldades do próprio adulto/educador em lidar com esses desafios.

Com a normatização da BNCC – Base Nacional Curricular Comum, as competências gerais orientam e reforçam a importância dessas habilidades conectando às habilidades cognitivas, as habilidades Socioemocionais.

A proposta é que façamos, mensalmente, um bate papo sobre cada uma dessas dez (10) competências e que, cada Unidade, possa conforme seu planejamento mensal, vivenciá-la, fazer um registro e alimentar o site.

Para esse mês de março, escolhemos a 9ª competência –Empatia - por um motivo bem especial! Iniciamos o período de vivência da quaresma, um tempo de oração, de reflexão e validação de atitudes, mas, também de mudança de postura frente a uma série de desafios cotidianos.

Também nesse mês de março, começamos a Campanha da Fraternidade, cujo tema "FRATERNIDADE E VIDA: DOM E COMPROMISSO", propõe a discussão abrangente sobre o lema “VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE”.

Para nós, educadores Verbitas, a dimensão do cuidado e da compaixão fazem parte do nosso DNA. No diálogo entre nossa filosofia educacional e a habilidade socioemocional empatia, a conexão é percebida com naturalidade.

EMPATIA,  faz referência à capacidade de se colocar no lugar do outro para compreender suas emoções. Porém, seu significado vai muito além de um conceito.  Para nós, educadores Verbitas, uma atitude empática, envolve, para além da habilidade socioemocional, a flexibilidade cognitiva de se colocar e analisar uma situação a partir de um outro ponto de vista.

Como proposta de vivência da empatia, construímos, aqui na mantenedora, com a participação de todos os colaboradores, o “Estandarte Empático”! Teremos um tempo de convivência orientado por atitudes empáticas.

Acreditamos nas singularidades de cada ser humano, mas, também apostamos nas aprendizagens que são da ordem do coletivo. Defendemos que na vida em sociedade é fundamental a construção dos valores, a escolha dos grupos, o tecer laços afetivos que são construídos a partir das experiências e interações. Experiências estas que nos remete ao cuidado com o outro, com a vida e com o planeta.

 


Trabalhando a empatia com os colaboradores

 

Com o objetivo de estender a normatização e competências da BNCC junto aos seus colaboradores, a mantenedora, por meio da Diretora de Ensino Lucilene Antunes, trabalhou o tema “empatia” na ocasião da celebração de aniversariantes do mês, realizada hoje, 28/02/2020.  Como desdobramento, além de inserir diversos funcionários do meio administrativo aos aspectos inerentes do negócio, o bate papo reforça o carisma verbita ao proporcionar a reflexão empática no meio corporativo no momento de início da quaresma.

Adaptação do Texto de Lucilene Antunes, Diretora de Ensino.