Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA»NotíciasParóquia Nossa Senhora de Fátima realiza encontro para Crismandos no ES

Detalhe da Notícia

01/11/2018

Paróquia Nossa Senhora de Fátima realiza encontro para Crismandos no ES

A paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pedra Azul, no Estado do Espirito Santo, realizou no último dia 27 de outubro, na comunidade de São Sebastião, um retiro para os Crismandos.  Cerca de 124 jovens participaram do encontro. Estavam presentes também os catequistas das comunidades.

O retiro foi iniciado com a missa presidida pelo Padre Bernardo, SVD (o animador vocacional da Província Brasil Norte) e concelebrada por padre Walter, SVD (o administrador paroquial). O tema do retiro foi  “vocação”. Qual o seu significado? Vem do verbo Latino, vocare, e significa simplesmente Chamar. Então vocação quer dizer chamado, convite, apelo. Mas por trás de todo chamado há alguém que chama, uma voz que clama, um Deus que ama. Podemos dizer que vocação  é um chamado de Deusa todos aqueles que são os seus amados. Todos nós somos chamados, somos vocacionados e vocacionadas. Deus, puro amor, por amar a todos, chama a todos pelo nome.

Na parte de manhã, a palestrante Madalena falou sobre a vocação a vida e a vocação cristã. O dom maior de cada ser humano é o dom da vida, e todos são convidados a cuidar, a cultivar a vida, a viver bem.  O segredo da vida de todo cristão consiste na centralidade de Cristo: abrir-lhe a mente e o coração, encontrar-se com Ele, conhecê-lo, descobri-lo, saber quem é, para seguir seu exemplo e sua vida.  

          Na parte de tarde, teve a mesa redonda, conduzida pela Ir. Francisca, SSpS. Os palestrantes foram Pe. Bernardo, Ir. Ashirita, SSpS, e Zildete (a catequista). Os dois religiosos partilharam as suas experiências vocacionais e a catequista falou da sua vocação como catequista.  Após os depoimentos, os jovens fizeram breves perguntas aos palestrantes.

Deus nos fez para algo, criou-nos com uma missão particular dentro do grande chamado à vida cristã. Na medida em que eu for autenticamente pessoa humanacristão e  desenvolver minha vocação     particular, vou plenificar a minha existência e, cooperando com a graça de Deus.

O retiro marcou muitos jovens. A Maria Luisa disse: “foi uma experiência única, um momento inesquecível, onde pude conhecer mais sobre as vocações, os chamados de Deus em minha vida, o quanto é importante abrir as portas do coração e deixara Deus entrar. Obrigada pelo momento agradável”.  Que venham muitos outros!

 

Texto por Pe. Bernardo Asmon, SVD