Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Faculdade Arnaldo Colégio Arnaldo Colégio Cristo Redentor - Academia de Comércio Colégio Verbo Divino

SVD - ESDEVA»NotíciasUnidades de ensino Esdeva garantem bons resultados na redação ENEM

Detalhe da Notícia

04/04/2019

Unidades de ensino Esdeva garantem bons resultados na redação ENEM

 

INSPIRADOS OS ESTUDANTES PRODUZIRAM REDAÇÕES QUE MARCARAM O SUCESSO NO ENEM 2018

 

Neste ano de 2019 o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fará seu vigésimo aniversário. Como em uma grande festa, muitos jovens foram convidados a participar, mas, nem todos receberam o grande presente: Entrar para a Universidade, conseguir o curso sonhado a partir da nota do ENEM. Para aqueles que conseguiram, um marco na conquista de uma carreira profissional promissora! Esse é o sonho da maioria dos estudantes brasileiros.

Desde o início, mesmo ainda funcionando de forma voluntária, o ENEM cobrava como bilhete de entrada, o domínio das competências pelos estudantes. Hoje, passados 20 anos, o ENEM tornou-se a principal porta de entrada do Ensino Superior nas instituições públicas e privadas.

Da intenção inicial de avaliar a qualidade da Educação Básica, o exame do ENEM ganhou maior dimensão e hoje compõe o calendário oficial na vida das instituições e das famílias brasileiras.

Junto com essa mudança, veio também um maior nível de exigência na mensuração das competências/Habilidades nomeadas para cada macro área, de uma lógica de acerto analisada a partir da TRI – Teoria de Resposta ao Item. Mas, o maior desafio ainda permanece com a exigência do domínio da habilidade de estabelecer conexões entre a teoria e a prática, no desafio de redigir um texto dissertativo – argumentativo.

Na Rede de Ensino Verbita, os estudantes estão levando a sério esse desafio. Têm crescido o desempenho dos alunos de modo geral e, na Redação, do último ENEM, duas Unidades de Ensino da Rede sobressaíram sobre as demais. Estamos destacando, entre todos os exemplos de boas práticas em Redação, o trabalho realizado pelo professor Francisco Brugnara de Souza Lima  (Colégio Arnaldo Anchieta/BH - MG) e a professora Ana Malfacini (Colégio Verbo Divino/Barra Mansa - RJ ).

O Colégio Arnaldo Anchieta, com já reconhecido trabalho pedagógico na região, comprova também um excelente resultado no desempenho acadêmico da Rede de Ensino Verbita. Dessa vez, o destaque maior ficou pelo desempenho dos estudantes na redação do ENEM 2018.

Sabemos que os resultados representam o trabalho de todos que acompanharam esses estudantes na caminhada pedagógica dos anos anteriores e da equipe atual que, competentemente, alinhavou as grandes áreas de conhecimento dando base de sustentação para o trabalho de autoria desenvolvido nas redações.

Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho! Parabéns aos competentes estudantes/escritores que marcaram a história desse colégio com tamanha dedicação e esforço!

COMO SE EXPLICA O SUCESSO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA REDAÇÃO ENEM 2018?

“Redação não exige inspiração, e sim transpiração! ” (Prof. Francisco)

Os estudantes do Colégio Arnaldo Anchieta abraçaram o desafio e, em parceria com uma equipe competente de professores, se destacaram na Rede de Ensino Verbita, apresentando um resultado muito bom na Redação ENEM/2018.

Tendo à frente o professor Francisco que orquestrou os esforços dos estudantes, para 2019 a previsão é bater a Meta anterior, colocar foco, estudar e vencer desafios.

No que depender da disposição e competência dos professores, estamos todos muito bem! Em entrevista à equipe educacional da mantenedora, o Professor Francisco Brugnara de Souza Lima, responsável pela Disciplina Redação, descreve com competência, os caminhos trilhados nessa condução dos alunos. Acompanhe esse diálogo saboroso sobre uma árdua tarefa.

Mantenedora:

Professor, no ENEM 2018, o que mudou na proposta para a Redação?

Prof. Francisco:

Da preparação para a redação do Enem 2018, o que trabalhamos de forma inédita foi o aprofundamento dos recortes temáticos e utilização de hipônimos e hiperônimos para as retomadas de cada eixo. Dessa forma, para além de conquistar uma boa pontuação na competência garantiríamos o alcance total do tema, ou seja, sem perigos de fuga ou tangência temática, indicadores de só aumentam desde a versão de 2015 do Exame.

Na sequência, o professor ainda ampliou a reflexão sobre a proposta do tema,

O título “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” seguiu o padrão de 3(três) recortes de tema, no entanto estávamos familiarizados com o último recorte (contexto), apresentando-se como contexto nacional; Brasil ou sociedade brasileira. Em suma, traçava-se esse recorte como sendo “o cenário nacional”, e no título temático de 2018 esse contexto passou a ser mais genérico, mais abrangente: “internet”. Essa mudança fez com que os alunos testassem as habilidades de construção e desconstrução dessas micro divisões e, sobretudo, a colocação adequada dos recursos de retomada.

 

Estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do texto e a interdependência das ideias.

 

E quanto às habilidades avaliadas na Redação?

Prof. Francisco:

São 5(cinco) as habilidades avaliadas no processo produtivo deste tipo de redação: demonstrar domínio da norma padrão, ou seja, modalidade escrita da nossa língua; adequar-se ao tema e ao padrão de gênero proposto; utilizar repertório sociocultural que se articule com a defesa da tese; utilizar mecanismos linguísticos condizentes com a construção da linha argumentativa e elaborar propostas de solução para os problemas abordados que respeitem os direitos humanos.

Mantenedora:

E como fugir de uma nota zero?

Prof. Francisco:

Dos critérios que zeram a redação do Enem, é válido salientar não só a “fuga ao tema”, como também a “fuga ao gênero”, dois prismas que são avaliados e apenados na competência 2. A fuga ao tema consiste em o candidato não atender o assunto proposto em nenhum dos seus recortes, ou seja, em nenhuma micro divisões. Por isso, é muito importante compreender a proposta e perfilar um esquema de ideias que aborde, dentro daquele tema, todas as possibilidades argumentativas e que constituem aquele título argumentativo. A fuga ao gênero consiste em o candidato não atender ao padrão de gênero proposto pelo Exame, ou seja, é preciso conhecer as especificidades dessa tipologia textual e construir uma produção que atenda às obrigatoriedades do texto do Enem.

Mantenedora:

O tipo textual exigido na redação do ENEM é o dissertativo-argumentativo. Para além da técnica, o que é importante fazer parte na preparação do estudante para o ENEM ou, ampliando essa ação educativa, da vida do estudante?

Prof. Francisco:

Para além da proficiência na construção do texto e dos conhecimentos plenos do comando do Exame, é preciso sempre estar atento ao repertório sociocultural que nos é imposto cotidianamente. A pesquisa de dados estatísticos; leitura e análise de obras literárias e estudo de teorias da filosofia e sociologia são, inegavelmente, alicerces das áreas do conhecimento exigidas e aplicadas no texto do Enem. Todavia, assistir ao noticiário, série ou filme; acompanhar “posts” e páginas de redes sociais; ouvir músicas, “slans” e outras produções culturais, também contribui para a formação desse repertório sociocultural que deve ser apresentado na redação. É importante lembrar que tudo deve ser analisado de forma de crítica e muitíssimo bem alinhado à construção argumentativa do texto.

Mantenedora: Um excelente resultado na Redação ENEM está relacionado a uma prática intensiva? O que você recomenda?

Prof. Francisco:

Definitivamente “redação não exige inspiração, e sim transpiração! ” Para conseguir alcançar um bom rendimento na prova dissertativa do Enem é necessário treino. Praticar a escrita e a reescrita. Identificar as inadequações; ter acesso a textos diferentes; procurar diferentes correções e pontos de vista... esgotar o texto! Com toda certeza se existe a “receita de bolo” para o texto do Enem, é essa!

 

“...E assim como o leitor do Harry Potter faz um pacto com a voz literária e não contesta as magias descritas no livro; na nossa relação com o ENEM também há um pacto...” (Prof. Francisco)

 

Mantenedora:

Com os novos meios de comunicação, as situações comunicativas elucidam uma diversidade de linguagens que deixam suas marcas na escrita.

Como você lida com o desafio de trabalhar com essa geração, a exigência de um texto com uma linguagem que traduza um domínio da Língua Portuguesa e um amplo repertório de palavras?

Prof. Francisco:

Em primeiro plano é preciso praticar a empatia. Reconhecer que a linguagem está em constante mutação e que essa geração apresenta seleções lexicais e sintáticas diferentes. Nessa perspectiva, tento apresentar um esquema vocabular ideal para a construção do texto procurando evidenciar todas as cargas significativas possíveis para cada articulador e conectivo. Em longo prazo, o próprio aluno faz um pacto com aquele novo universo e apresenta uma nova seleção vocabular que mais lhe agrada e que condiz com a proposta, dessa vez com marcas de autoria e personalidade! Em segundo plano é importante ressaltar aos estudantes, a todo tempo, que a linguagem deve se flexionar em função de algumas variáveis. A mais determinante delas é o contexto, e nesse contexto de vestibular a modalidade e o padrão de linguagem seguido é específico. E assim como o leitor do Harry Potter faz um pacto com a voz literária e não contesta as magias descritas no livro; na nossa relação também há um pacto: podemos discutir os temas, conversar e estudar a estrutura textual com aquele tipo mais confortável de linguagem, quando partimos para o processo de fabricação do texto, transitamos para aquela outra forma, a mais adequada para o Enem.

Mantenedora:

Que leitura você, professor, faz do bom desempenho na redação? É possível associá-lo às competências gerais da BNCC e ao engajamento social desse jovem?

Prof. Francisco:

Aprendi que o bom desempenho na redação está muito mais ligado à consciência política, social e cultural de seu produtor do que simplesmente ao domínio da gramática tradicional. Isso acontece porque os problemas linguísticos são mais facilmente contornáveis que os problemas de repertório. Trocando em miúdos: consigo fazer o aluno escrever mais adequadamente, mas não posso fazê-lo mudar seu ponto de vista. Mesmo com os estudos de temas; críticas e análises aprofundadas, cabe ao estudante alicerçar sua tese. Fornecemos as possibilidades e ele defenderá aquela com a qual ele consegue compactuar, aquela que mais o seduz, aquela com qual ele mais tem afinidade. Acredito que a relação com as competências e habilidades na BNCC se dá de forma direta, pois o bom desempenho da redação perpassa esse conjunto de aprendizagens essenciais, desde a “colaboração social” (primeira competência da BNCC), até influir nas tomadas de decisões éticas, inclusivas, solidárias, sustentáveis e principalmente democráticas, conforme a Base defende.

 

Mantenedora:

E por fim, o que deu certo no processo de preparação dos estudantes para a Redação/ ENEM 2018?

Prof. Francisco:

Conseguimos sucesso de duas formas diferentes: a priori, na desconstrução de estigmas sociais. Uma aula de redação mais conscientizadora e reflexiva. Um investimento de formação humanitária mesmo... A posteriori, na construção da aprendizagem especializada. Bom aproveitamento e rendimento no Exame. Notas, majoritariamente, na casa dos 900. 


 

Para conferir as entrevistas com os professores de português do Colégio Arnaldo Anchieta e Colégio Verbo Divino confira os links abaixo:

http://www.colegioarnaldo.com.br/fique-por-dentro/noticias/redacoes-brilhantes-no-enem-2018/

 

https://www.facebook.com/CVDOnLine/videos/552771718887696/